sábado, 19 de novembro de 2011

Militantes da AE são inidicados a compor a Comissão da Verdade pelo Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça

O Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça encaminhou nesta quinta-feira (17) à presidenta Dilma Rousseff, uma carta indicando nomes da sociedade civil para compor a Comissão Nacional da Verdade. Entre estes nomes estão Expedito Solaney, Secretário Nacional de Políticas Sociais da Central Unica dos Trabalhadores; e Jonatas Moreth, 3o Vice-Presidente da União Nacional dos Estudantes. Confira a reportagem abaixo.

Da Redação
O Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça encaminhou nesta quinta-feira (17) à presidenta Dilma Rousseff, uma carta indicando possíveis nomes da sociedade civil para compor a Comissão Nacional da Verdade. Na manhã desta sexta-feira (18), Dilma sancionou o projeto de lei que cria a comissão que irá investigar crimes políticos ocorridos durante o período de vigência da ditadura militar.

De acordo com o documento, uma lista com nomes, que vão de ex-presos políticos a familiares de vítimas da ditadura, passando por jornalistas; advogados e professores são sugeridos pelo Comitê, com o objetivo de que “ao menos neste momento final do processo de criação desse órgão público, possam os movimentos sociais ser ouvidos”, visto que nos processos anteriores, eles tiveram pouca ou nenhuma participação.

O Comitê Paulista argumenta que nos momentos de tramitação do projeto de lei, diversos grupos de direitos humanos e entidades sociais, além de familiares das vítimas da Ditadura propuseram inúmeras emendas, porém, nenhuma delas foi acatada pelo governo. Segundo eles, isso acabou resultando em “graves prejuízos aos poderes e às finalidades da Comissão Nacional da Verdade”.

Ao final, a carta sugere que a Comissão só alcançará resultados efetivos se “vier a contar, entre seus integrantes, com pessoas inteiramente comprometidas com a total autonomia dos trabalhos, além de qualificadas para essa tarefa”.

Abaixo a lista dos nomes sugeridos pelo Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça:
Aton Fon Filho, advogado, ex-preso político
Francisco Sant’anna, jornalista e professor universitário
Clarice Herzog, familiar de vítima da Ditadura
Expedito Solaney, secretário nacional de políticas sociais da CUT
Fábio Konder Comparato, jurista
João Vicente Goulart, familiar de vítima da Ditadura
Jonatas Moreth, 3° vice-presidente da UNE
José Henrique Rodrigues Torres, juiz de Direito
Kenarik Boujikian, juíza de Direito
Lincoln Secco, historiador, professor da USP
Marlon Weichert, procurador regional da República em São Paulo
Narciso Pires, Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná
Noaldo Meireles, advogado da CPT da Paraíba
Stanley Calyl, Associação dos Anistiados do Arsenal de Marinha