FORMAÇÃO POLÍTICA

Somos uma organização cuja a formação política constitui um dos principais pilares de nossa sustentação. 

Por esse motivo, realizamos cursos semestrais com duração de uma semana aproximadamente, com programação que estendem aos turnos matutino, vespertino e noturno. Já estamos na 11ª Jornada de Formação Política da AE, que este ano se realizará em Teresina- PI. 

O conteúdo dos cursos abordam, em síntese:

Curso 1: Estudo das Resoluções da AE e a História da Luta Pelo Socialismo.
Curso 2: Lutas de Massas e Estratégia Socialista, com as seguintes opções temáticas:
2A – Mulheres
2B – Juventude
2C – Sindical
Curso 3: Planejamento e propaganda política e ideológica.
Para saber mais sobre os cursos de formação da Articulação de Esquerda, acesse o link:http://pagina13.org.br/frentes/formacao/11a-jornada-nacional-de-formacao-politica-da-ae/

A resolução que trata a respeito da política de formação da AE, aprovada no ultimo congresso da Tendência, segue abaixo para conhecimento:
Escola de Quadros, Livrete "História e Funcionamento - 1º Congresso da AE, Página 16".

A construção de uma cultura socialista de massas é um componente importante de nossa estratégia. Para tal, é preciso travar uma luta teórica e ideológica contra muitas idéias atualmente hegemônicas na sociedade e inclusive na esquerda brasileira.

A luta teórica passa por compreender as tendências do capitalismo atual, no mundo, no continente e no Brasil; passa por um balanço da luta e das tentativas de construção do socialismo no século XX; e passa, finalmente, pela elaboração de uma estratégia de luta pelo socialismo, no século XXI.

A luta ideológica passa por difundir esta compreensão teórica, através da análise crítica e da orientação política concreta frente a cada episódio da luta de classes.

Tanto a luta teórica, quanto a luta ideológica, possuem uma dimensão individual: o militante que estuda e que defende os pontos de vista do socialismo. Mas precisam assumir uma dimensão coletiva: quando estes pontos de vista se materializam no trabalho de uma organização político-partidária.

A Escola de Quadros visa estimular a produção teórica e fornecer formação política para nossa militância. Esta escola organizará um conjunto de seminários e oferecerá um conjunto de cursos. Ademais, dará apoio para a realização de cursos e seminários descentralizados, nos estados e regiões.

Os cursos propostos devem oferecer a formação mínima obrigatória para os/as dirigentes da AE.

A Escola de Quadros será responsável, ainda, por organizar ou apoiar a organização de seminários sobre temas específicos ou gerais, tais como: parlamentares e executivos, movimento secundarista, balanço setorial do governo federal, juventude, movimento sindical, capitalismo e meio-ambiente, mulheres, lgbtt, portadores de deficiência, combate ao racismo, reforma urbana, questão agrária.

A Escola de Quadros deverá formar um coletivo de professores/as que possa desenvolver as atividades nos estados, de maneira descentralizada e sob a orientação das direções estaduais, municipais e setoriais.

A atividade da Escola de Quadros deve ser permanente,com uma programação no mínimo semestral.

As atribuições políticas e organizativas referentes à Escola de Quadros e ao conjunto do trabalho de formação da tendência serão de responsabilidade da secretaria nacional de formação política.