Jornal Página13

A Articulação de Esquerda impulsiona o Jornal Página13, destinado a militantes da tendência, do PT em Geral e simpatizantes do nosso partido e nosso projeto. 

Um dos mais importantes e tradicionais instrumentos para disseminação das idéias da esquerda são os jornais. Dificilmente, encontraremos um partido de esquerda (a nível mundial) que não tenha seu jornal. 

E por entender que, em casa de ferreiro o espeto tem que ser de ferro, lutamos para que o PT siga esta tradição que, historicamente, demonstrou estar correta. Ou seja, que institua um jornal do partido de circulação nacional, e que atinja uma distribuição massificada, constituindo esta, uma das medidas para disseminação das idéias do nosso partido, e disputa dos corações e mentes do Povo Brasileiro. 

Para saber mais sobre o Página13 e ter acesso a edições anteriores acesse os link's abaixo:

Sobre o Página13http://pagina13.org.br/jornal-pagina-13/

Edições anteriores do Página13http://pagina13.org.br/jornal-pagina-13/edicoes-anteriores/

Para assinar o Página13http://pagina13.org.br/jornal-pagina-13/assinaturas/

A Resolução que trata do Página13 segue abaixo:


Página 13 Livrete "História e Funcionamento - 1º Congresso da AE, Página 18".

A AE difunde ou pode difundir suas orientações através de vários mecanismos, entre os quais: o jornal Página 13; as publicações da Editora Página 13; a página www.pagina13.org.br; a publicação periódica de artigos e entrevistas nos meios de comunicação, por parte de nossos dirigentes.

O objetivo do jornal Página 13 é informar o ponto de vista da tendência para dois públicos: a) os e as militantes da AE, que devem ser estimulados a ler e debater seu conteúdo, para que o jornal sirva como instrumento de orientação política da tendência em nível nacional; b) toda a militância de esquerda que influenciamos politicamente, no Partido, no parlamento, nos governos e nos movimentos sociais.

Para atingir este público, o Página 13 precisa dispor de meios financeiros, editoriais e de distribuição. Deve construir um projeto editorial e gráfico compatível com os objetivos descritos, além de ter como meta constituir uma equipe composta por um editor profissionalizado, uma equipe de redação voluntária, um conselho editorial político e correspondentes fixos nas diversas frentes de atuação da tendência.

A distribuição do jornal deve ser feita por dois canais diferentes:
a) via correio (físico e eletrônico), para os/as assinantes;
b)através da distribuição eletrônica e direta feita pelos/as militantes da tendência.

O jornal Página 13 é uma publicação da Associação de Estudos Página 13. Além do jornal Página 13 e da www.pagina13.org.br , a Associação de Estudos Página 13 é responsável pela publicação das resoluções, documentos e demais materiais para a divulgação das idéias da tendência, através da Editora Página 13.

A página eletrônica da Articulação de Esquerda (www.pagina13.com.br) é um meio de divulgação das informações públicas de interesse da tendência. Um dos objetivos da página eletrônica é produzir e oferecer, aos meios de comunicação, artigos opinativos e informativos de dirigentes da tendência. Neste sentido, a página eletrônica também será uma modesta agência de notícias e funcionará como uma espécie de assessoria de comunicação coletiva da tendência.

As atribuições políticas e organizativas referentes à função editorial da Associação de Estudos Página 13, ao jornal e à página eletrônica ficarão sob a responsabilidade da secretária nacional de comunicação.


Será constituído um coletivo de comunicação, com vistas a organizar a política de comunicação da tendência em nível nacional e regional. Este coletivo deve incorporar a reflexão sobre a formação de um sistema de comunicação de esquerda estruturado a partir de um jornal de massas.