terça-feira, 15 de novembro de 2011

Justiça, solidariedade e responsabilidade política

Por Renato Simões* (10/11/11)
Fui convidado e aceitei o convite feito pelo companheiro Demétrio Vilagra, Prefeito de Campinas, para ser o coordenador de  articulação política de sua administração como Secretário de Governo. E o fiz movido por várias razões. A maior delas é por profunda convicção na sua inocência das acusações que lhe imputam, e  por solidariedade a ele nesta verdadeira campanha de linchamento político e moral dele e do PT na cidade de Campinas.
Demétrio era vice do prefeito cassado de Campinas, Dr. Hélio (PDT), e foi afastado arbitrariamente duas vezes pela Câmara  Municipal desde sua posse, há pouco mais de dois meses.
Não aceitaria o convite se pairasse em mim alguma dúvida sobre a integridade de Demétrio Vilagra. Demétrio é inocente, e  prova em contrário não existe para o processo de cassação aberto pela Câmara Municipal de Campinas.
Não apoiei a coligação com Dr. Hélio, portanto não participei da escolha de Demétrio como vice, muito menos participei do  governo do prefeito cassado. Cumpri com a disciplina partidária durante os últimos anos, externando minhas opiniões  estritamente no âmbito do Partido. Estou totalmente à vontade para participar do governo encabeçado por Demétrio Vilagra, a quem conheço desde históricas greves dos petroleiros nos anos 80 e na construção do PT. O Demétrio que conheço não
participou de nenhum esquema de corrupção, nem o fará, e essa confiança me move em solidariedade a ele.
Já passamos por esse tipo de linchamento moral e político anos atrás, movido contra a companheira Izalene Tiene, igualmente  vice, que assumiu a Prefeitura no trágico momento do assassinato do
companheiro Toninho. Mulher de coragem, íntegra,  coordenadora de um excelente governo, teve sua imagem pública destruída politicamente num processo que unificou as elites locais e seus porta-vozes contra ela e o PT. Orgulho-me dela, de seu governo, a história vai-lhe fazendo justiça, e não quero
assistir este filme outra vez sem reagir firmemente.
Aceitei também o convite porque considero que a tarefa de consolidar o governo Demétrio é uma exigência democrática em defesa da cidade de Campinas. Forças políticas derrotadas nas eleições nos últimos 20 anos, que representam na cidade as mesmas forças políticas nacionais que arrastaram o Brasil para o caos nos anos 90, querem agora voltar ao poder sem passar pelo crivo das eleições. Em torno do PSDB, autor da denúncia contra Demétrio, agruparam-se para afastá-lo outras forças e
candidaturas igualmente interessadas em fortalecer suas posições para 2012, chegando ao governo numa possível coalisão de todos contra nós.
Estou certo que, passados os quinze dias em que o Presidente da Câmara, vereador Pedro Serafim, substituiu Demétrio por afastamento votado pelo Legislativo, a cidade, muitas forças políticas e com certeza boa parte dos vereadores que por ele votaram, se deram conta do erro de manter nossa cidade à beira do caos, da insegurança jurídica, da descontinuidade administrativa, de interesses políticos e econômicos que não passaram nem pelo crivo das urnas nem pelo debate público para orientar o governo de uma metrópole como Campinas. Em boa hora, corrigida a arbitrariedade do afastamento pelo  Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o retorno de Demétrio ao governo abre um segundo período de governo comprometido com avanços sociais, democráticos e populares para Campinas.
Por fim, não poderia me furtar a um compromisso com a minha cidade e com o meu Partido neste momento de grandes dificuldades. Em Campinas nasci e sempre vivi, e também minha família, e também amigos(as) e companheiros(as) que me levaram à consciência crítica e os compromissos políticos que tenho. Não se trata, no entanto, de uma questão paroquial. O embate que se trava em Campinas é o mesmo que nacionalmente sustentamos. O projeto que aqui defendemos é nacional, e
democrático e popular. Como dirigente nacional do PT, é minha responsabilidade articular nacionalmente o Partido e nossas alianças para defender os valores em que acredito na cidade em que
se encontra meu passado, presente e futuro. Por isso não me afasto da Executiva Nacional nem da Secretaria de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, apenas deixo de fazê-lo profissionalmente para me dedicar neste momento a esta nova trincheira, de forma militante, como acredito.
*Renato Simões, Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Campinas e Secretário Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT.