domingo, 30 de junho de 2013

Resolução da Direção Nacional da Articulação de Esquerda, Tendência do PT: Um novo tempo, apesar dos perigos, 30 de junho de 2013.

1.As grandes mobilizações ocorridas no Brasil, desde 13 de junho de 2013, constituem motivo de comemoração e otimismo. O país, nosso governo e nosso Partido necessitavam deste chacoalhão, que abre a possibilidade de avançarmos, e avançarmos mais rápido, no processo de reformas sociais e políticas. Mas para isto é preciso fazer uma detida reflexão sobre os acontecimentos, para a qual apresentamos a contribuição a seguir.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O manifesto que não veio - Por Wladimir Pomar*

Os reacionários temem que as mobilizações provoquem
uma guinada a esquerda no PT
Esperava que o PT tivesse apoiado e conclamado sua militância, seus dirigentes e seus parlamentares a irem para as ruas desde o dia seguinte ao primeiro dia das manifestações. Como novos atos virão, nunca é tarde para que o partido retome seu antigo espírito de luta e mostre a que veio. Afinal, como temem alguns, o movimento que está nas ruas pode provocar uma reciclagem do PT pela esquerda

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A direita também disputa ruas e urnas - Por Valter Pomar*

Quem militou ou estudou os acontecimentos anteriores ao golpe de 1964 sabe muito bem que a direita é capaz de combinar todas as formas de luta. Conhece, também, a diferença entre “organizações sociais” e “movimentos sociais”, sendo que os movimentos muitas vezes podem ser explosivos e espontâneos.

Já a geração que cresceu com o Partido dos Trabalhadores acostumou-se a outra situação. Nos anos 1980 e 1990, a esquerda ganhava nas ruas, enquanto a direita vencia nas urnas. E a partir de 2002, a esquerda passou a ganhar nas urnas, chegando muitas vezes a deixar as ruas para a oposição de esquerda.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Haddad Anuncia revogação do aumento do preço da tarifa de transporte em SP


O prefeito Fernando Haddad anunciou a revogação do preço da tarifa de transporte em São Paulo. O Governo do Estado de São Paulo também recuou. A revogação do aumento serve para todo o sistema de transporte na metrópole paulistana. O prefeito do Rio de Janeiro também anunciou revogação do aumento, e a prefeitura de Belo Horizonte propõe redução. Fora outras cidades que o poder publico também recuou e, em alguns casos, já anunciou até o "tarifa zero" para alguns setores. 

NOTA DO PT SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO

As manifestações realizadas em todo o País comprovam os avanços democráticos conquistados pela população. São manifestações legítimas e as reivindicações e os métodos para expressá-las integram o sistema democrático.

É papel dos partidos, do Congresso e dos Governos em todos os níveis dialogar com estas aspirações.

As transformações promovidas no Brasil nos últimos 10 anos, pelos Governos Lula e Dilma - com a ascensão social de 40 milhões de pessoas, a redução das desigualdades sociais, a geração de mais de 20 milhões de empregados com carteira assinada, o ingresso de milhões de jovens nas universidades, a ampliação de oportunidades para todos, enfim o surgimento de um novo País - colocam na ordem do dia uma nova agenda.

Convite...

















terça-feira, 18 de junho de 2013

Resolução da Articulação de Esquerda em Goiás, a Respeito das Mobilizações Contra o Aumento da Tarifa do Transporte Publico da Região Metropolitana de Goiânia

A Articulação de Esquerda em Goiás, Tendência do Partido dos Trabalhadores, a respeito das ultimas mobilizações contra o aumento da tarifa no transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia - GO, levando em consideração a resolução com o título “Política para as cidades”, disponível na íntegra em nosso site “Pagina13, Articulação de Esquerda, Documentos e Resoluções”,aprovada em seu ultimo congresso, no que se refere a transporte coletivo:

“Igual destaque deve ter a luta contra os monopólios privados do transporte urbano. A transparência no controle das planilhas de custo do setor é uma necessidade para a qual o poder público e as organizações da população devem focar seus esforços, assim como a extensão de programas de integração como o bilhete único e a progressiva cobertura do metrô nas grandes cidades. Trata-se em suma de, em torno da bandeira da Reforma Urbana, condensar e popularizar a luta por um amplo conjunto de direitos que configurem uma vida digna nas cidades, e a partir daí impor derrotas objetivas aos mecanismos de mercantilização e reproduçãodo capital vigentes que têm no uso dos processos de urbanização a sua força motora.”

sábado, 15 de junho de 2013

Que as manifestações não sejam passageiras - Nota da AE Nacional sobre a manifestação contra o aumento da tarifa nos transportes

Diante das mobilizações contra os aumentos e pela reversão das tarifas do transporte coletivo em diversas cidades do país, a Direção Nacional da Articulação de Esquerda, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, manifesta seu repúdio à repressão: a questão social não é caso de polícia e, portanto, não deve ser tratada dessa maneira. O direito à livre manifestação foi conquistado duramente e não podemos permitir que seja ameaçado.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Solidariedade da classe trabalhadora esta acima de rivalidade esportiva, demonstra postagem no facebook

A postagem do perfil Gaviões Da Fiel - Oficial no facebook demonstrou que, quando se trata de interesse de classes, as rivalidades esportivas ficam em segundo plano. 

A postagem já conta com mais 5.059 compartilhamentos e 3.547 curtidas. 

A manifestação de palmeirenses, são paulinos, santistas e torcedores de outros clubes de todo o país, se solidarizando com a causa e convocando todos os torcedores brasileiros, independente da "camisa", a se unirem entorno dessa pauta mostra o evidente apoio que o povo brasileiro demonstra as lutas contra o aumento das tarifas do transporte publico no Brasil, MONOPOLIZADOS por verdadeiras "MAFIAS". 

Editoriais de Estadão e Folha pediram violência da PM - por Lino Bocchini, em Carta Capital


Jornalistas são presos e feridos em protestos de SP

O repórter Piero Locatelli, de CartaCapital, foi detido e depois solto. Seis jornalistas da Folha ficaram feridos. De forma irresponsável, Estadão e Folha incitaram a violência da PM em editorial

por Lino Bocchini, em CartaCapital

publicado 13/06/2013, 23:08, última modificação 14/06/2013, 00:05

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Enquanto a bola rola, o Marconi só enrola!

Aos gritos de "Marconi, bicheiro, devolve meu dinheiro", um grupo de cerca de 50 pessoas se reuniu, na tarde desta terça-feira, à frente do hotel da seleção brasileira, em Goiânia. O grupo reúne ao menos quatro entidades classistas e estudantes da UEG (Universidade Estadual de Goiás), que pedem reajuste salarial e investimento em educação ao governador do Estado, principal alvo dos protestos.

Goiânia: suspenso o aumento da tarifa

Após semanas de intensas mobilizações populares, o aumento da tarifa em Goiânia foi revogado na tarde de ontem (10/06). Essa conquista da luta é muito importante por dois motivos. Primeiro, porque mostra que quando o povo se organiza, ele pode transformar a realidade. Segundo, porque deixa claro que a decisão sobre o preço da passagem é fundamentalmente política: a tarifa pode tanto aumentar, quanto abaixar – ou até deixar de existir. 

Marilena e a turma do farol - Por Valter Pomar.

A luta dos setores populares por melhorar suas condições materiais, cria as condições para elevar espiritualmente o conjunto da sociedade. Ao contrário, a luta de setores da burguesia e de parte dos setores médios para manter o status quo ou até para reduzir direitos, cria as condições para deprimir espiritualmente o conjunto da sociedade.
Hélio Schwartsman dedicou sua coluna de 9 de junho na Folha de S. Paulo ao tema da “classe média”. O texto, intitulado “Farol do iluminismo” é curto e pode ser lido na íntegra. Aí vai:

11º Jornada Nacional de Formação Política da Articulação de Esquerda, em Teresina - PI



Julho de 2013 será um mês especial para a militância petista de Teresina, no Piaui. No período de 13 a 21 de julho, a capital piauiense vai sediar a 11ª Jornada Nacional de Formação Politica da Articulação de Esquerda, recepcionando militantes da corrente de todo país e aberta a toda militância petista interessada.

domingo, 9 de junho de 2013

A Dor Capitalizada e o Linchamento Legal - Por Iriny Lopes.

A cristalização de posições favoráveis e contrárias à redução da maioridade penal impede que as pessoas analisem os dados de forma racional e objetiva. A experiência de países que encarceraram adolescentes em prisões de adultos e agora admitem que, ao contrário do que imaginavam, os jovens tornaram-se mais violentos acende a luz vermelha (ver reportagem do The New York Times de 11 de maio de 2007).

Leia o texto na íntegra...



Enfim, uma alternativa de direção

Dirigente da União Nacional dos Estudantes na gestão 2011/2013 e coordenador de Movimentos Sociais da Juventude do PT (JPT), Jonatas Moreth, avalia o Congresso da UNE, realizado de 29 de maio a 2 de junho, em Goiânia (GO). Ele destaca as avançadas resoluções aprovadas no Congresso, o desempenho positivo da Articulação de Esquerda e a coerência das propostas apresentadas. “Em todo o processo fomos coerentes com nossas concepções de movimento estudantil autônomo e democrático”, afirma. Leia o texto na íntegra...

Manifesto da Esperança é Vermelha: A Articulação de Esquerda na disputa do PED 2013.

Este manifesto, que atende à convocatória do PED 2013 e do V Congresso do PT, é também um chamamento àqueles que entendem a urgência da hora, sabem da importância de combater o bom combate e estão convencidos de que muito precisa ser mudado no PT para que o PT siga mudando o Brasil. 

Leia o texto na íntegra...

Resolução "O PT vai escolher nova direção"

"A importância dos rumos do Partido dos Trabalhadores, no contexto geral da luta pelo socialismo no Brasil e no mundo, é em síntese o motivo principal pelo qual convocamos todos os filiados e filiadas ao PT a se engajar, desde já, nos debates do PED 2013." Esse é um trecho da Resolução que orientará a Articulação de Esquerda no PED/2013.  Leia o texto na íntegra...

Reforma Política: PT lança campanha com o lema "Acabe com a força do Poder Econômico nas Eleições".

O PT lançou a Campanha pela Reforma Política no país. Para que seja reconhecido um projeto de iniciativa popular, é necessário coletar, no mínimo, 1,4 milhões de assinaturas. O objetivo do PT é atingir 1,5 milhões de assinaturas. Para que seja reconhecido um projeto de iniciativa popular, é necessário coletar, no mínimo, 1,4 milhões de assinaturas. O objetivo do PT é atingir 1,5 milhões de assinaturas.

Leia o texto na íntegra...