"A Dilma declarou que o Mercosul é uma das prioridades do governo". A declaração da presidenta é um motivo a mais para comemoração dos 20 anos do Mercosul, e tem empolgado os especialistas em relações internacionais. O compromisso de Dilma foi lembrado em entrevista exclusiva ao Portal do PT, pela secretária de Relações Internacionais do partido, Iole Ilíada.
Na história, a contraposição à ideia neoliberal de criar a Alca foi um dos pontos marcantes nesses 20 anos do Mercosul. Outro ponto fundamental foi a entrada de um presidente vindo das bases, como foi Luiz Inácio Lula da Silva, no Brasil; e também Nestor Kirchner, na Argentina. Conhecidos como países em desenvolvimento, os sul-americanos foram crescendo e principalmente se unindo. Hoje, após 20 anos de criação do Mercosul, muita coisa mudou, e o bloco é sondado inclusive para parcerias com a União Européia.
Para a secretária de Relações Internacionais do PT, Iole Ilíada, um dos marcos foi a união para sair da recente crise neoliberal, que teria inclusive salvo o Mercosul. O bloco comum da América do Sul serve hoje de inspiração para o fortalecimento de um organismo maior e mais forte, a Unasul, União de Nações Sul-americanas.
Ilíada afirma que o contexto de surgimento do Mercosul era totalmente diferente. Com a crise do modelo neoliberal, no final da década de 90, o Mercosul se enfraquece e muitos falaram em aderir à Alca, a organização econômica defendida e liderada pelos Estados Unidos. (Chico Daniel e Ricardo Weg -- Portal do PT).
Veja a entrevista no link: http://www.youtube.com/watch?v=uYcqxYVmSSs