segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mara Emília Vereadora 13.100: "Ser mulher, mãe, negra, jovem e trabalhadora me moldou na luta."


Carta de apresentação da companheira Mara Emília, candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores em Goiânia.

Companheiras e companheiros,

Ser mulher, mãe, negra, jovem e trabalhadora me moldou na luta por direitos humanos: igualdade, respeito e dignidade têm sido minhas características e meus desafios ao longo do tempo.


A compreensão de que é preciso lutar para transformar a vida veio ainda no trabalho das feiras Hippie e da Lua; seguindo nesta convicção, ingressamos na luta contra o sucateamento de FHC das universidades e escolas técnicas federais na então Escola Técnica, hoje IFG. Foram os estudos que me possibilitaram sair da exclusão imposta aos filhos da classe trabalhadora para o mundo que questiona a opressão na sociedade.

Seguindo a caminhada, aprendi, ainda na Escola Técnica, a arte do Teatro, da Dança, da Música, do Cinema, das Artes Plásticas e, enfim, da Literatura. Arte fecunda a sensibilidade. E, então, mais passos para encontrar a beleza da língua e tudo que dela e por ela pode ser construído e desconstruído. Ao caminhar no Campus II, fui coordenadora do CA de Letras e realizamos o I Encontro Goiano de Estudantes de Letras (I EGEL).

E ao mundo cabe poesia, mesmo na dureza, na adversidade, e assim encontramos o PT, mas o PT que agente acredita, síntese poética das lutas sociais pelo poder. Poder ter direitos, ser respeitada, exercer minha emancipação, em oposição à violência, exploração e discriminação sob a qual se encontram a maioria de nossas mulheres e homens; crianças, jovens e idosos. Semelhança e identificação de quem tem lado nas batalhas, esta sou, Mara Emilia, esse é o meu partido, o Partido dos Trabalhadores. Persistência, teimosia contra corrente estabelecida desde nosso nascimento.

Sabendo que é preciso sonhar, mas ninguém sonha com fome; não só de comida, mas também de cultura, cidadania, direitos humanos, saúde, educação, mobilidade, lazer, segurança, emprego, esporte entre outros. Sonhar com construções humanas coletivas nos espaços publicos é fundamental para diminuir as questões de violência e até questões de saúde mental, além de drogas nas diversas juventudes existentes em nossa cidade.           

No sistema de transporte e infra-estrutura em Goiânia, podemos ver que pelo menos uma coisa esses pontos possuem em comum: o caos! Enfrentar as empresas de transporte e da construção civil, que lucram as custas do sofrimento do povo, é o dever de todo vereador comprometido com as causas populares e os movimentos sociais. Ou seja, lutar pelo fim do monopólio do transporte coletivo, bem como contribuir para implantar uma política de planejamento urbano que atenda aos interesses da maioria da povo Goianiense.

É longa a discussão, e são muitas as pautas da Goiânia Sustentável que queremos SEM MEDO DE SER FELIZ, mas é dever de quem disputa uma eleição apresentar propostas e entendimentos para os problemas de nossa cidade. 

Essas são nossas marcas, esses são nossos sonhos, essas são nossas histórias de mulheres e homens cada vez mais presentes na luta diária da classe trabalhadora, com Alegria e Esperança e até a vitória, que para nós não significa apenas uma eleição de vereadora, mas uma Goiânia solidária, justa, fraterna e igualitária.

MARA EMÍLIA VEREADORA 13.100 - Sem Medo de Ser Feliz!